Preparados para o front digital?

A comunicação organizacional vive uma revolução

Tempos modernos trazem desafios, revelam as novas formas de fazer e olhar o mundo ao redor. As empresas renderam-se às redes sociais e estão se adaptando a esses recursos, sejam internos, sejam externos à organização.

A discussão contemporânea é como a notícia em tempo real pode afetar as relações trabalhistas e as metas empresariais. A informação deixou de ser poder, já que ela é compartilhada e multiplicada instantaneamente.

O impacto da revolução da informação no ambiente corporativo foi analisado no Manifesto Cluetrain*, uma lista de 95 teses organizadas e apresentadas para todas as empresas que operam dentro do mercado recém-conectado.

“Não existem segredos. O mercado em rede sabe mais que as empresas sobre seus próprios produtos. E tanto sendo a notícia boa ou ruim, eles dizem para todo mundo”, revela a tese número 12. Mais do que contar para todo mundo, o ponto crítico é interpretar fatos e dados de forma pessoal. Por isto, a revolução na comunicação organizacional necessita usar uma arma poderosa: a transparência. Dispor de canais diretos com o colaborador e respostas objetivas aumenta a credibilidade da voz empresarial e aproxima a força de trabalho ao discurso corporativo. A conectividade não permite espaço, nem tempo para dúvidas e subjetividade. A última tese (95) é contundente, confira:

“Nós estamos acordando e nos linkando. Nós estamos observando. Mas nós não estamos esperando”. LEVINE, R., LOCKE,C. SEARLS,D. The Cluetrain* Manifesto. Basic Books, 2009. Em português: O Trem das evidências.

Mônica Reis Berliner
Diretora de Comunicação da Agência Cravo

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