Educação continuada: imposição ou necessidade?

Visto que o conhecimento é dinâmico, podemos concluir que o ”aprender a aprender” é uma poderosa ferramenta para nos colocarmos frente às mudanças e assim nos tornarmos disponíveis para o mercado e inseridos no contexto atual (globalizado e interdisciplinar), em que tudo está relacionado e interdependente.

Com as expectativas cada vez maiores do mercado, as organizações reconheceram que quanto mais preparados seus colaboradores estão, mais elas alcançam suas metas e resultados. Paralelamente, esses colaboradores, num movimento semelhante, perceberam também que para ocuparem um lugar no cenário em constante evolução, é preciso buscar uma atualização, pois sua graduação já não é suficiente. E a que se deve esse fato?

Isso se deve às diferentes e múltiplas funções que são assumidas e que requerem uma outra especialização, além do que sua graduação ofereceu. As carreiras mudaram, as competências técnicas e comportamentais passaram a ter expressão significativa sobre os conteúdos formais, mas exigiram o suporte de um elenco de conteúdos que colaborassem para a sua constituição.

Assim, a educação continuada tornou-se uma exigência do mundo moderno, seja no segmento de T&D, seja numa pós-graduação Lato Sensu e, com o aumento expressivo das universidades corporativas, como resposta às mudanças no cenário econômico e à deficiência existente na educação formal regular, faz com que as instituições assumam papel importante na educação, trazendo para discussão esse conceito como exigência do mundo moderno.

Thereza Paranhos
Consultora Educacional

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