Os desafios atuais da Comunicação Empresarial

Inspirados no Sonar Cravo sobre comunicação e convergência midiática, podcast periódico da Agência Cravo, resolvemos ampliar a discussão sobre o tema. Como uma empresa deve atuar para conquistar o engajamento de seus colaboradores e quais os desafios desse processo? Como a comunicação empresarial pode ajudar na disseminação dos valores de uma corporação?

Diante dessa nova realidade da sociedade 3.0 na qual vivemos, qual é o papel do líder dentro da organização? A chave para responder a todas essas questões é a cultura organizacional que prima pela transparência e confiança entre os colaboradores. Sem essa base, a comunicação empresarial propagará apenas discursos institucionais vazios e sem efetividade.

Daí a importância – cada vez mais comprovada – da atuação estratégica e consultiva da comunicação empresarial junto às lideranças. O discurso interno precisa ser coerente com o planejamento estratégico: como pretende ser visto e percebido por seus colaboradores, grupos de interesse e opinião pública?

A comunicação empresarial precisa ir além, transcendendo a função básica de envio de comunicados internos para efetivamente implantar projetos de Comunicação e ações de endomarketing. Seu papel é também apoiar os líderes da sua empresa para incentivarem a comunicação dialógica, valorizando sempre a participação dos colaboradores na construção dessa cultura organizacional sólida.

Larissa Pardal Caruso Especialista em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *